O ERECIC-NE - Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, acontece desde 1998, com data variando entre os meses de Abril e Maio e visam reunir estudantes e profissionais de notório conhecimento na área contábil para discutir os problemas a nível regional e ate nacional para encontrar novas perspectivas para a classe contábil.
I ERECIC/NE
O I ERECIC-NE - Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, aconteceu entre os dias 30 de abril e 03 de maio de 1998, no Campus do Itapery da Universidade Estadual do Ceará - UECE, em Fortaleza, capital do estado do Ceará.
Contou com 927 (novecentos e vinte e sete) participantes, o I ERECIC-NE foi o ponto de partida para a realização dos demais Encontros Regionais do Nordeste, que têm sido excelentes oportunidades de discussão e atualização para os estudantes, com profissionais de renome, como o Contador Antônio Carlos Nasi, atual Presidente da Associação Interamericana de Contabilidade e o Prof. Massaiuky Nakagawa, da USP.
Foi neste encontro que nasceu a Executiva Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste-EXERECIC-NE, que se transformou em um exemplo para as demais regiões.
II ERECIC/NE
O II ERECIC NE – II Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste foi realizado no período de 01 a 04 de Abril de 1999, na quadra do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, sendo envolvidas cerca de 850 pessoas, entre elas 750 congressistas, professores e profissionais da área e áreas afins.
O tema central do nosso Encontro “CONTABILIDADE NO CONTEXTO GLOBAL: COMO AGIR?” foi abordado de forma clara e genérica, mostrando quais parâmetros devemos seguir para uma melhor atuação profissional. Visto que, nos encontramos num contexto amplo e diversificado que sofre mutações diariamente com os efeitos da globalização.
Além deste, outros assuntos foram abordados em palestras, painéis e grupos de estudos, com a participação de professores, mestres e doutores de renomes nacionais
Em geral, a participação dos estudantes de Ciências Contábeis, foi muito boa, tendo em vista que, tivemos a representação de todos os Estados do Nordeste (PE, AL, PI, MA, SE, RN, CE, PB, BA), destacando-se as delegações da Bahia e Pernambuco que tiveram o maior número de encontristas. Logo em seguida as delegações do Ceará, Piauí e demais delegações como pode ser observado no gráfico abaixo:
Relacionamos a seguir as instituições que participaram do encontro:
1. Pernambuco: UFPE, FACAPE, UNICAP, AUXILIADORA, FOCCA;
2. Ceará: UFC, UNIFOR, UVA, UECE, FI
3. Paraíba: UFPB, UEPB, UNIPÊ;
4. Alagoas: CESMAC, SEUNE, UFAL, FUNESA;
5. Rio Grande do Norte: URRN, UFRN;
6. Sergipe: UFS, UNIT;
7. Maranhão: CEUMA, UFMA;
8. Piauí: UFPI, CESVALE, CEUT, UESPI, UNESO;
9. Bahia: Fundação Visconde de Cairu, UEFS, UESB, UNEB, UCSAL, UNIFACS, UFBA
Neste segundo encontro foram realizadas, durante todo o evento, oito apresentações entre palestras e painéis. O tempo destinado nestas apresentações a seção de debates, com perguntas e respostas, foi bastante proveitoso. Conseguimos alcançar um total de 105 perguntas, elaboradas pelos congressistas em todos os debates, perfazendo uma média de 14 perguntas por tema exposto.
Convém ressaltar, que o tema mais polêmico e que gerou maior discussão foi sobre o Provão. Os congressistas, de acordo com as perguntas, mostraram-se bem dispostos com o assunto e, somente nesta palestra, alcançamos cerca de 18% das perguntas realizadas no evento.
O Estado de Pernambuco foi o que mais participou, realizando, cerca de 30% das perguntas efetuadas, sendo seguido pelos Estados da Bahia e do Ceará, com cerca de 20% e 15%, respectivamente. Os demais estados participaram com menor relevância, e em termos percentuais oscilaram entre 6% e 10%. II PRÊMIO ERECIC NECom o apoio do IBRACON - Instituto Brasileiro de Contadores e do Grupo IOB, foi realizado o II PRÊMIO ERECIC NE, cujo tema foi “Contabilidade no Contexto Global: Como Agir?”. Os 08 (oito) trabalhos inscritos foram avaliados pelo professor da Faculdade Olindense de Ciências Contábeis e Administrativas, José Argemiro da Silva e pelo professor da Universidade Católica de Pernambuco, Josiel Francisco Barbosa.
A premiação ocorreu durante o evento, ficando distribuída da seguinte forma:
1º lugar: Cristiana Maria do Rego Barros Veloso da Silva, estudante da Universidade Federal de Pernambuco que recebeu como prêmio a gratuidade de um ano de associação ao IBRACON, um livro do IBRACON sobre Normas Internacionais de Contabilidade e um Guia IOB de Contabilidade;
2º lugar: Joaquim de Alencar Bezerra Filho, estudante do Centro de Ensino Unificado de Teresina que recebeu como prêmio um Guia IOB de Contabilidade;
3º lugar: Nirleide Saraiva Coelho, estudante da Universidade Federal do Ceará que recebeu como prêmio um livro do IBRACON sobre Normas Internacionais de Auditoria.
Além disso, o 4º e o 5º colocados receberam individualmente uma assinatura anual da Revista Brasileira de Contabilidade, doadas pelo CRC/PE - Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco. Durante a Plenária Final do II ERECIC NE, ficou decidido que:
1. A Universidade Federal de Pernambuco é a nova sede da EXERECIC NE - Executiva Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, sendo representada pelos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco: Nilma Cabral, Coordenadora Geral; Juliana Meira, Secretária Geral e Cláudio Wanderley, Coordenador Financeiro. As sub-sedes da Executiva ficaram divididas entre os demais estados da seguinte forma:
BAHIA – Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.
Representante: Carlos Adriano Santos Gomes.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB – Campus Vitória da Conquista.
Representante: Adriana Ferraz Chaves.
PARAÍBA – Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Representante: Wolney de Oliveira da Silva.
RIO GRANDE DO NORTE – Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN.
Representante: Gláucia Cristina.
CEARÁ – Universidade Federal do Ceará – UFC.
Representante: Diretório Acadêmico Assis Barbosa.
PIAUÍ – Centro Unificado de Teresina – CEUT.
Representante: Joaquim de Alencar Filho.
SERGIPE, ALAGOAS e MARANHÃO – a definir.
O II ERECIC-NE foi um encontro que cumpriu o seu papel de fomentar a Ciência Contábil entre os estudantes da Região Nordeste. Pois houve a realização de palestras, grupos de estudo e painéis sobre temas atuais da contabilidade e de assuntos relevantes para a formação de futuros contadores.
Além disso, o evento possibilitou uma maior integração entre os representantes estudantis das Instituições de Ensino, intensificando as discussões entre os estudantes sobre a Qualidade de Ensino e sobre as tendências da Ciência Contábil.
Para as pessoas da Comissão organizadora o encontro foi uma grande oportunidade de colocar em prática suas habilidades, tomando decisões eficientes diante de situações emergenciais que requeriam soluções em tempo hábil.
A realização deste evento nos trouxe uma grande experiência profissional, pois houve bastante interação entre os participantes de diversos estados, dentre eles estudantes, professores e profissionais da área e áreas afins, possibilitando um intercâmbio de conhecimento bastante proveitoso.
É por isso que foi despertado em nós uma vontade de trabalharmos enquanto estudantes e também quando profissionais pelo crescimento e valorização da Ciência Contábil. Continuando assim, lutando com determinação e vontade conseguiremos contribuir significativamente para o desenvolvimento da Ciência Contábil e da Sociedade
III ERECIC/NE
O III ERECIC NE - III Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste foi realizado no período de 28 de Abril à 01 de Maio de 2000, no Centro de Convenções de Teresina, sendo envolvidas cerca de 650 pessoas, entre elas 550 congressistas, professores e profissionais da área e áreas afins. O Lema do nosso Encontro - "CAPITAL INTELECTUAL: O DESAFIO DO 3º MILÊNIO"- foi abordado de forma clara e genérica, mostrando quais parâmetros devemos seguir para uma melhor atuação profissional. Visto que, nos encontramos um contexto amplo e diversificado, onde o mercado apresentar-se de forma exigente e o conhecimento e a informação sofrendo mutações diariamente com os efeitos da globalização sendo pois, exigida um maior domínio destas.
Além deste, outros assuntos foram abordados em palestras, painéis e grupos de estudos, com a participação de professores, mestres e doutores de renomes nacionais. O III ERECIC NE foi um encontro que cumpriu o seu papel de fomentar a Ciência Contábil entre os estudantes da Região Nordeste. Pois houve a realização de palestras, grupos de estudo e painéis sobre temas atuais da contabilidade e de assuntos relevantes para a formação de futuros contadores. Além disso, o evento possibilitou uma maior integração entre os representantes estudantis das Instituições de Ensino, intensificando as discussões entre os estudantes sobre a Qualidade de ensino e sobre as tendências da Ciência Contábil.
Para as pessoas da Comissão Organizadora o encontro foi uma grande oportunidade de colocar em prática suas habilidades, tomando decisões eficientes diante de situações emergênciais que requeriam soluções em tempo hábil. A realização deste evento nos trouxe em grande experiência profissional, pois houve bastante interação entre os participantes de diversos estados, dentre eles estudantes, professores e profissionais da área e áreas afins, possibilitando um intercâmbio de conhecimento bastante proveitoso.
E por isso que foi despertado em nós uma vontade de trabalharmos enquanto estudantes e também quando profissionais pelo crescimento e valorização da Ciência Contábil. Continuando assim, lutando com determinação e vontade conseguiremos contribuir significativamente para o desenvolvimento da Ciência Contábil e da Sociedade.A nossa maior realização foi a satisfação pessoal de ver o III ERECIC NE realizado e, o mais importante, ter sido taxado como o melhor encontro de Estudantes de Contabilidade do Nordeste, devido as inovações e surpresas apresentadas durante sua programação, tais como: O inesquecível VT sobre a Cidade de Teresina. A festa da Boite Templum, as festas do Alojamento, A Tarde de Sol no Clube Tabajaras e o Calor que a cidade ofereceu durante o evento.
" O maior CALOR deste encontro estava em vocês participantes, pois sem a colaboração de todos nós não teríamos conseguido a sua realização e, a nossa satisfação foi escutar de vocês: - "Parabéns pelo III ERECIC, foi tudo Perfeito!"
IV ERECIC/NE
Foi realizado no estado do Rio Grande do Norte na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e teve como tema “A Contabilidade e a Quebra de Paradigmas”, onde a infra-estrutura oferecida foi um dos destaques desse IV ERECIC, sendo realizado totalmente nas instalações da própria UFRN, com apresentação de trabalhos científicos, palestras, grupos de trabalho, mesas redondas e debates simultaneamente, integrando totalmente os congressistas com o tema do encontro mostrando assim que a contabilidade quebraria os paradigmas da profissão contabil.
V ERECIC/NE
O V ERECIC-NE - Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, aconteceu no mês de março de 2002, no Centro de Convenções de Salvador, capital do estado da Bahia.Foi mais um grande evento dos estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste. No encontro foram realizados palestras, debates e grupos de estudo de total relevância com a conjuntura sócio-politico-cultural que passava o País, onde durante a Plenária final a nova Gestão da EXERECIC-NE foi para o estado do Ceará e o VI ERECIC-NE será sediado na cidade de João Pessoa capital do Estado da Paraíba.
VI ERECIC/NE
O VI ERECIC-NE Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, foi realizado na cidade de João pessoa no estado da Paraíba, entre os dias 18 a 21 de abril de 2003, com o tema “As Informações Contábeis atendem as necessidades da sociedade?”, contado com a participação de quase 1.800 participantes entre congressistas, palestrantes e autoridades, onde pela primeira vez em um encontro de estudantes de contábeis reuniram-se 3 Doutores em Contabilidade que foram Profº. Dr. Jose Carlos Marion, Profº. Dr. Clovis Luiz Padovesse e Profº. Dr.Massaiyuky Nakagawa, foi o ERECIC-NE que registrou o maior publico em Encontros de estudantes de Ciências Contábeis do Brasil, participação essa em massa de toda a classe acadêmica de contábeis do Nordeste, mostrando a força que os futuros contadores terão junto a sociedade, foi eleita a nova gestão da EXERECIC-NE que ficou no estado da Paraíba representada pelos acadêmicos, Adriana Vasconcelos – Coordenadora Geral, Milca Rego – Coodenadora Financeira e João Marcelo Alves Macedo – Secretario Geral, mas o 6º. ERECIC-NE foi marcado pela não apresentação de candidaturas para sediar o 7º. ERECIC-NE, que posteriormente em comum acordo com a Gestao Eleita da EXERECIC-NE, a cidade de Fortaleza capital do Ceára, candidatou-se para sediar o ERECIC-NE, mostrando a preocupação pela continuidade deste encontro pioneiro em congregar acadêmicos de Ciências Contábeis em todo o nordeste servindo de exemplo para todo o resto do Brasil.
VII ERECIC/NE
O VII ERECIC-NE Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, foi realizado entre os dias 8, 9 10 e 11 de Abril de 2004, mais uma demonstraram força e preocupação com os rumos do curso de Ciências Contábeis e mostraram sua importância há sociedade. Onde foi muito bem escolhido o tema do encontro, A Educação na Contabilidade, onde existiram vários debates dentre os quais a qualidade do curso de Ciências Contábeis, a formação da grade curricular, a produção cientifica no nosso curso, que por sinal é precária, e a palestra final onde todos, tenho certeza que concordarão comigo, foi de forma especial a tradução do sentimento que todos nos que escolhemos a Ciência Contábil como profissão, contando com a presença de varias autoridades inclusive do Presidente do CFC – Conselho Federal de Contabilidade Profº. Jose Martônio Alves Coelho, a Presidente da FBC – Fundação Brasileira de Contabilidade Contadora Maria Clara Bugarim entre outros. O momento máximo do Encontro foi a Plenária Final onde foi escolhida a nova gestão da EXERECIC-NE Executiva Regional de Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, que foi lançada chapa única, onde a executiva ficou no estado do Ceára, já a escolha da sede do próximo encontro foi acirrada entre os estado de Alagoas e Maranhão, onde ambos fizeram uma exposição sobre o porque de serem a nova sede do encontro nordestino, foi quando por uma diferença significativa o estado do Maranhão foi o grande vencedor, onde o acadêmicos de ciências contábeis do nordeste mais uma vez mostraram a sua força a sociedade brasileira.
VIII ERECIC/NE
De 24 a 27 de março de 2005 na cidade de São Luis no Estado do Maranhão realizou-se a 8ª. Edição do ERECIC-NE Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, mas uma vez fazendo uma historia de sucesso e pioneirismo no Brasil.
Com o Tema Contabilidade: fator de transformação sociedade, os acadêmicos mostraram a importância que a contabilidade tem como fator de transformação da sociedade onde reuniu aproximadamente 700 participantes entre congressistas, palestrantes e autoridades, na plenária final foi eleita à cidade de João Pessoa para sediar a 9ª. Edição do ERECIC-NE e após disputa de duas chapas do estado do Maranhão para sediar a EXERECIC-NE, foi eleita a chapa Avança Nordeste, composta por Geraldo Brasil – Coordenador Geral, Almir Bruno – Coordenador Financeiro e Patrícia Lima – Secretaria Geral.
IX ERECIC/NE
De 13 a 16 de abril de 2006 na cidade de João Pessoa no estado da Paraíba, foi realizada a 9ª. Edição do ERECIC – Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis, pelo que a vanguarda do Movimento Estudantil de Ciências Contábeis começou um novo tempo, com o Tema O BRASIL E A CORRUPCAO: QUAL O PAPEL DA CONTABILIDADE?.
O movimento estudantil de ciências contábeis mostrou que acabou o tempo de só discutir e não fazer nada, foi nesta 9ª edição que houve o 1° ato publico do MECIC para combater a corrupção, reuniu durante os três dias de encontro cerca de 1.000 participantes entre congressistas, palestrantes e autoridades para mostrar e debater sobre o papel da contabilidade no âmbito político, social e profissional e principalmente alcançando o que era o grande objetivo dos coordenadores que foram os mais de 40 trabalhos científicos inscritos para concorrer ao premio ERECIC que distribuiu R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) em prêmios para os três primeiros colocados e se colocando como um divisor de águas para a produção cientifica de ciências contábeis nos encontros de estudantes. Como ponto máximo do encontro foi à plenária final ao qual tivemos duas cidades candidatas para sediar o 10° ERECIC, Aracaju e Recife, onde a cidade do Recife foi Vitoriosa para sediar o ERECIC 2007, enquanto a Executiva Regional do Nordeste ficou com a Bahia com André Luis, Estevam e Claudia Cruz com a gestão Mãos dadas.
X ERECIC/NE
De 05 a 08 de abril de 2007 na cidade de Recife no estado de Pernambuco, foi realizada 10ª. Edição do ERECIC/NE – Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, a temática do evento foi “A CONTABILIDADE DO ESTUDANTE AO PROFISSIONAL: ANALISAR O PRESENTE E PROVISIONAR O FUTURO” esse tema desejou resgatar toda histórica do movimento estudantil de ciências contábeis do nordeste, enfocar a importância da participação e organização da sociedade, qual nosso verdadeiro papel em quanto ser pensante e os avanços da contabilidade no mundo digital. O evento que durou quatro dias, reuniu cerca de 800 participantes entre congressistas, palestrantes, autoridades e convidados. Nesta 10ª edição aconteceu o 2º ato público do MECIC, tendo como principal pauta a oposição ao artigo 64º do anteprojeto da lei 9295/46 que regulamenta a profissão contábil. O ponto pioneiro do evento foi à aprovação durante a plenária final após discussões em grupos de trabalhos sobre a oposição a reforma universitária que estava sendo imposta e a favor de uma reforma verdadeiramente inclusa, mostrando assim que uma oposição se faz com proposta e a outra resolução aprovada criticou a forma que os estagiários em contabilidade são tratados no Brasil, evidenciando assim a não exploração e o aprendizado continuo. A plenária ficou mais emocionante ainda, pois tínhamos duas cidades candidatas para sediar o 11º ERECIC/NE, Aracaju e Parnaíba, onde a cidade de Aracaju foi vitoriosa para sediar o ERECIC 2008, enquanto a EXERECIC/NE (Executiva dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste) 2007/2008 ficou com o Ceará com os seguintes membros: Hildenice Albuquerque – Presidenta, Allan Holanda – Vice-Presidente, Juliana Isabel – Secretária Geral, Rudiney de Souza – Coordenador de Finanças e Thalita Hívia – Suplente com a gestão: União e Ação. Vale salientar que a presença da EXERECIC/NE gestão: Mãos Dadas 2006/2007 como co-organizadora do X ERECIC/NE que por sua vez conduziu os trabalhos de forma plena junto com a vitoriosa coordenação do X ERECIC/NE.
I ERECIC/NE
O I ERECIC-NE - Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, aconteceu entre os dias 30 de abril e 03 de maio de 1998, no Campus do Itapery da Universidade Estadual do Ceará - UECE, em Fortaleza, capital do estado do Ceará.
Contou com 927 (novecentos e vinte e sete) participantes, o I ERECIC-NE foi o ponto de partida para a realização dos demais Encontros Regionais do Nordeste, que têm sido excelentes oportunidades de discussão e atualização para os estudantes, com profissionais de renome, como o Contador Antônio Carlos Nasi, atual Presidente da Associação Interamericana de Contabilidade e o Prof. Massaiuky Nakagawa, da USP.
Foi neste encontro que nasceu a Executiva Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste-EXERECIC-NE, que se transformou em um exemplo para as demais regiões.
II ERECIC/NE
O II ERECIC NE – II Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste foi realizado no período de 01 a 04 de Abril de 1999, na quadra do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, sendo envolvidas cerca de 850 pessoas, entre elas 750 congressistas, professores e profissionais da área e áreas afins.
O tema central do nosso Encontro “CONTABILIDADE NO CONTEXTO GLOBAL: COMO AGIR?” foi abordado de forma clara e genérica, mostrando quais parâmetros devemos seguir para uma melhor atuação profissional. Visto que, nos encontramos num contexto amplo e diversificado que sofre mutações diariamente com os efeitos da globalização.
Além deste, outros assuntos foram abordados em palestras, painéis e grupos de estudos, com a participação de professores, mestres e doutores de renomes nacionais
Em geral, a participação dos estudantes de Ciências Contábeis, foi muito boa, tendo em vista que, tivemos a representação de todos os Estados do Nordeste (PE, AL, PI, MA, SE, RN, CE, PB, BA), destacando-se as delegações da Bahia e Pernambuco que tiveram o maior número de encontristas. Logo em seguida as delegações do Ceará, Piauí e demais delegações como pode ser observado no gráfico abaixo:
Relacionamos a seguir as instituições que participaram do encontro:
1. Pernambuco: UFPE, FACAPE, UNICAP, AUXILIADORA, FOCCA;
2. Ceará: UFC, UNIFOR, UVA, UECE, FI
3. Paraíba: UFPB, UEPB, UNIPÊ;
4. Alagoas: CESMAC, SEUNE, UFAL, FUNESA;
5. Rio Grande do Norte: URRN, UFRN;
6. Sergipe: UFS, UNIT;
7. Maranhão: CEUMA, UFMA;
8. Piauí: UFPI, CESVALE, CEUT, UESPI, UNESO;
9. Bahia: Fundação Visconde de Cairu, UEFS, UESB, UNEB, UCSAL, UNIFACS, UFBA
Neste segundo encontro foram realizadas, durante todo o evento, oito apresentações entre palestras e painéis. O tempo destinado nestas apresentações a seção de debates, com perguntas e respostas, foi bastante proveitoso. Conseguimos alcançar um total de 105 perguntas, elaboradas pelos congressistas em todos os debates, perfazendo uma média de 14 perguntas por tema exposto.
Convém ressaltar, que o tema mais polêmico e que gerou maior discussão foi sobre o Provão. Os congressistas, de acordo com as perguntas, mostraram-se bem dispostos com o assunto e, somente nesta palestra, alcançamos cerca de 18% das perguntas realizadas no evento.
O Estado de Pernambuco foi o que mais participou, realizando, cerca de 30% das perguntas efetuadas, sendo seguido pelos Estados da Bahia e do Ceará, com cerca de 20% e 15%, respectivamente. Os demais estados participaram com menor relevância, e em termos percentuais oscilaram entre 6% e 10%. II PRÊMIO ERECIC NECom o apoio do IBRACON - Instituto Brasileiro de Contadores e do Grupo IOB, foi realizado o II PRÊMIO ERECIC NE, cujo tema foi “Contabilidade no Contexto Global: Como Agir?”. Os 08 (oito) trabalhos inscritos foram avaliados pelo professor da Faculdade Olindense de Ciências Contábeis e Administrativas, José Argemiro da Silva e pelo professor da Universidade Católica de Pernambuco, Josiel Francisco Barbosa.
A premiação ocorreu durante o evento, ficando distribuída da seguinte forma:
1º lugar: Cristiana Maria do Rego Barros Veloso da Silva, estudante da Universidade Federal de Pernambuco que recebeu como prêmio a gratuidade de um ano de associação ao IBRACON, um livro do IBRACON sobre Normas Internacionais de Contabilidade e um Guia IOB de Contabilidade;
2º lugar: Joaquim de Alencar Bezerra Filho, estudante do Centro de Ensino Unificado de Teresina que recebeu como prêmio um Guia IOB de Contabilidade;
3º lugar: Nirleide Saraiva Coelho, estudante da Universidade Federal do Ceará que recebeu como prêmio um livro do IBRACON sobre Normas Internacionais de Auditoria.
Além disso, o 4º e o 5º colocados receberam individualmente uma assinatura anual da Revista Brasileira de Contabilidade, doadas pelo CRC/PE - Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco. Durante a Plenária Final do II ERECIC NE, ficou decidido que:
1. A Universidade Federal de Pernambuco é a nova sede da EXERECIC NE - Executiva Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, sendo representada pelos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco: Nilma Cabral, Coordenadora Geral; Juliana Meira, Secretária Geral e Cláudio Wanderley, Coordenador Financeiro. As sub-sedes da Executiva ficaram divididas entre os demais estados da seguinte forma:
BAHIA – Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.
Representante: Carlos Adriano Santos Gomes.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB – Campus Vitória da Conquista.
Representante: Adriana Ferraz Chaves.
PARAÍBA – Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Representante: Wolney de Oliveira da Silva.
RIO GRANDE DO NORTE – Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN.
Representante: Gláucia Cristina.
CEARÁ – Universidade Federal do Ceará – UFC.
Representante: Diretório Acadêmico Assis Barbosa.
PIAUÍ – Centro Unificado de Teresina – CEUT.
Representante: Joaquim de Alencar Filho.
SERGIPE, ALAGOAS e MARANHÃO – a definir.
O II ERECIC-NE foi um encontro que cumpriu o seu papel de fomentar a Ciência Contábil entre os estudantes da Região Nordeste. Pois houve a realização de palestras, grupos de estudo e painéis sobre temas atuais da contabilidade e de assuntos relevantes para a formação de futuros contadores.
Além disso, o evento possibilitou uma maior integração entre os representantes estudantis das Instituições de Ensino, intensificando as discussões entre os estudantes sobre a Qualidade de Ensino e sobre as tendências da Ciência Contábil.
Para as pessoas da Comissão organizadora o encontro foi uma grande oportunidade de colocar em prática suas habilidades, tomando decisões eficientes diante de situações emergenciais que requeriam soluções em tempo hábil.
A realização deste evento nos trouxe uma grande experiência profissional, pois houve bastante interação entre os participantes de diversos estados, dentre eles estudantes, professores e profissionais da área e áreas afins, possibilitando um intercâmbio de conhecimento bastante proveitoso.
É por isso que foi despertado em nós uma vontade de trabalharmos enquanto estudantes e também quando profissionais pelo crescimento e valorização da Ciência Contábil. Continuando assim, lutando com determinação e vontade conseguiremos contribuir significativamente para o desenvolvimento da Ciência Contábil e da Sociedade
III ERECIC/NE
O III ERECIC NE - III Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste foi realizado no período de 28 de Abril à 01 de Maio de 2000, no Centro de Convenções de Teresina, sendo envolvidas cerca de 650 pessoas, entre elas 550 congressistas, professores e profissionais da área e áreas afins. O Lema do nosso Encontro - "CAPITAL INTELECTUAL: O DESAFIO DO 3º MILÊNIO"- foi abordado de forma clara e genérica, mostrando quais parâmetros devemos seguir para uma melhor atuação profissional. Visto que, nos encontramos um contexto amplo e diversificado, onde o mercado apresentar-se de forma exigente e o conhecimento e a informação sofrendo mutações diariamente com os efeitos da globalização sendo pois, exigida um maior domínio destas.
Além deste, outros assuntos foram abordados em palestras, painéis e grupos de estudos, com a participação de professores, mestres e doutores de renomes nacionais. O III ERECIC NE foi um encontro que cumpriu o seu papel de fomentar a Ciência Contábil entre os estudantes da Região Nordeste. Pois houve a realização de palestras, grupos de estudo e painéis sobre temas atuais da contabilidade e de assuntos relevantes para a formação de futuros contadores. Além disso, o evento possibilitou uma maior integração entre os representantes estudantis das Instituições de Ensino, intensificando as discussões entre os estudantes sobre a Qualidade de ensino e sobre as tendências da Ciência Contábil.
Para as pessoas da Comissão Organizadora o encontro foi uma grande oportunidade de colocar em prática suas habilidades, tomando decisões eficientes diante de situações emergênciais que requeriam soluções em tempo hábil. A realização deste evento nos trouxe em grande experiência profissional, pois houve bastante interação entre os participantes de diversos estados, dentre eles estudantes, professores e profissionais da área e áreas afins, possibilitando um intercâmbio de conhecimento bastante proveitoso.
E por isso que foi despertado em nós uma vontade de trabalharmos enquanto estudantes e também quando profissionais pelo crescimento e valorização da Ciência Contábil. Continuando assim, lutando com determinação e vontade conseguiremos contribuir significativamente para o desenvolvimento da Ciência Contábil e da Sociedade.A nossa maior realização foi a satisfação pessoal de ver o III ERECIC NE realizado e, o mais importante, ter sido taxado como o melhor encontro de Estudantes de Contabilidade do Nordeste, devido as inovações e surpresas apresentadas durante sua programação, tais como: O inesquecível VT sobre a Cidade de Teresina. A festa da Boite Templum, as festas do Alojamento, A Tarde de Sol no Clube Tabajaras e o Calor que a cidade ofereceu durante o evento.
" O maior CALOR deste encontro estava em vocês participantes, pois sem a colaboração de todos nós não teríamos conseguido a sua realização e, a nossa satisfação foi escutar de vocês: - "Parabéns pelo III ERECIC, foi tudo Perfeito!"
IV ERECIC/NE
Foi realizado no estado do Rio Grande do Norte na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e teve como tema “A Contabilidade e a Quebra de Paradigmas”, onde a infra-estrutura oferecida foi um dos destaques desse IV ERECIC, sendo realizado totalmente nas instalações da própria UFRN, com apresentação de trabalhos científicos, palestras, grupos de trabalho, mesas redondas e debates simultaneamente, integrando totalmente os congressistas com o tema do encontro mostrando assim que a contabilidade quebraria os paradigmas da profissão contabil.
V ERECIC/NE
O V ERECIC-NE - Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, aconteceu no mês de março de 2002, no Centro de Convenções de Salvador, capital do estado da Bahia.Foi mais um grande evento dos estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste. No encontro foram realizados palestras, debates e grupos de estudo de total relevância com a conjuntura sócio-politico-cultural que passava o País, onde durante a Plenária final a nova Gestão da EXERECIC-NE foi para o estado do Ceará e o VI ERECIC-NE será sediado na cidade de João Pessoa capital do Estado da Paraíba.
VI ERECIC/NE
O VI ERECIC-NE Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, foi realizado na cidade de João pessoa no estado da Paraíba, entre os dias 18 a 21 de abril de 2003, com o tema “As Informações Contábeis atendem as necessidades da sociedade?”, contado com a participação de quase 1.800 participantes entre congressistas, palestrantes e autoridades, onde pela primeira vez em um encontro de estudantes de contábeis reuniram-se 3 Doutores em Contabilidade que foram Profº. Dr. Jose Carlos Marion, Profº. Dr. Clovis Luiz Padovesse e Profº. Dr.Massaiyuky Nakagawa, foi o ERECIC-NE que registrou o maior publico em Encontros de estudantes de Ciências Contábeis do Brasil, participação essa em massa de toda a classe acadêmica de contábeis do Nordeste, mostrando a força que os futuros contadores terão junto a sociedade, foi eleita a nova gestão da EXERECIC-NE que ficou no estado da Paraíba representada pelos acadêmicos, Adriana Vasconcelos – Coordenadora Geral, Milca Rego – Coodenadora Financeira e João Marcelo Alves Macedo – Secretario Geral, mas o 6º. ERECIC-NE foi marcado pela não apresentação de candidaturas para sediar o 7º. ERECIC-NE, que posteriormente em comum acordo com a Gestao Eleita da EXERECIC-NE, a cidade de Fortaleza capital do Ceára, candidatou-se para sediar o ERECIC-NE, mostrando a preocupação pela continuidade deste encontro pioneiro em congregar acadêmicos de Ciências Contábeis em todo o nordeste servindo de exemplo para todo o resto do Brasil.
VII ERECIC/NE
O VII ERECIC-NE Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, foi realizado entre os dias 8, 9 10 e 11 de Abril de 2004, mais uma demonstraram força e preocupação com os rumos do curso de Ciências Contábeis e mostraram sua importância há sociedade. Onde foi muito bem escolhido o tema do encontro, A Educação na Contabilidade, onde existiram vários debates dentre os quais a qualidade do curso de Ciências Contábeis, a formação da grade curricular, a produção cientifica no nosso curso, que por sinal é precária, e a palestra final onde todos, tenho certeza que concordarão comigo, foi de forma especial a tradução do sentimento que todos nos que escolhemos a Ciência Contábil como profissão, contando com a presença de varias autoridades inclusive do Presidente do CFC – Conselho Federal de Contabilidade Profº. Jose Martônio Alves Coelho, a Presidente da FBC – Fundação Brasileira de Contabilidade Contadora Maria Clara Bugarim entre outros. O momento máximo do Encontro foi a Plenária Final onde foi escolhida a nova gestão da EXERECIC-NE Executiva Regional de Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, que foi lançada chapa única, onde a executiva ficou no estado do Ceára, já a escolha da sede do próximo encontro foi acirrada entre os estado de Alagoas e Maranhão, onde ambos fizeram uma exposição sobre o porque de serem a nova sede do encontro nordestino, foi quando por uma diferença significativa o estado do Maranhão foi o grande vencedor, onde o acadêmicos de ciências contábeis do nordeste mais uma vez mostraram a sua força a sociedade brasileira.
VIII ERECIC/NE
De 24 a 27 de março de 2005 na cidade de São Luis no Estado do Maranhão realizou-se a 8ª. Edição do ERECIC-NE Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, mas uma vez fazendo uma historia de sucesso e pioneirismo no Brasil.
Com o Tema Contabilidade: fator de transformação sociedade, os acadêmicos mostraram a importância que a contabilidade tem como fator de transformação da sociedade onde reuniu aproximadamente 700 participantes entre congressistas, palestrantes e autoridades, na plenária final foi eleita à cidade de João Pessoa para sediar a 9ª. Edição do ERECIC-NE e após disputa de duas chapas do estado do Maranhão para sediar a EXERECIC-NE, foi eleita a chapa Avança Nordeste, composta por Geraldo Brasil – Coordenador Geral, Almir Bruno – Coordenador Financeiro e Patrícia Lima – Secretaria Geral.
IX ERECIC/NE
De 13 a 16 de abril de 2006 na cidade de João Pessoa no estado da Paraíba, foi realizada a 9ª. Edição do ERECIC – Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis, pelo que a vanguarda do Movimento Estudantil de Ciências Contábeis começou um novo tempo, com o Tema O BRASIL E A CORRUPCAO: QUAL O PAPEL DA CONTABILIDADE?.
O movimento estudantil de ciências contábeis mostrou que acabou o tempo de só discutir e não fazer nada, foi nesta 9ª edição que houve o 1° ato publico do MECIC para combater a corrupção, reuniu durante os três dias de encontro cerca de 1.000 participantes entre congressistas, palestrantes e autoridades para mostrar e debater sobre o papel da contabilidade no âmbito político, social e profissional e principalmente alcançando o que era o grande objetivo dos coordenadores que foram os mais de 40 trabalhos científicos inscritos para concorrer ao premio ERECIC que distribuiu R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) em prêmios para os três primeiros colocados e se colocando como um divisor de águas para a produção cientifica de ciências contábeis nos encontros de estudantes. Como ponto máximo do encontro foi à plenária final ao qual tivemos duas cidades candidatas para sediar o 10° ERECIC, Aracaju e Recife, onde a cidade do Recife foi Vitoriosa para sediar o ERECIC 2007, enquanto a Executiva Regional do Nordeste ficou com a Bahia com André Luis, Estevam e Claudia Cruz com a gestão Mãos dadas.
X ERECIC/NE
De 05 a 08 de abril de 2007 na cidade de Recife no estado de Pernambuco, foi realizada 10ª. Edição do ERECIC/NE – Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste, a temática do evento foi “A CONTABILIDADE DO ESTUDANTE AO PROFISSIONAL: ANALISAR O PRESENTE E PROVISIONAR O FUTURO” esse tema desejou resgatar toda histórica do movimento estudantil de ciências contábeis do nordeste, enfocar a importância da participação e organização da sociedade, qual nosso verdadeiro papel em quanto ser pensante e os avanços da contabilidade no mundo digital. O evento que durou quatro dias, reuniu cerca de 800 participantes entre congressistas, palestrantes, autoridades e convidados. Nesta 10ª edição aconteceu o 2º ato público do MECIC, tendo como principal pauta a oposição ao artigo 64º do anteprojeto da lei 9295/46 que regulamenta a profissão contábil. O ponto pioneiro do evento foi à aprovação durante a plenária final após discussões em grupos de trabalhos sobre a oposição a reforma universitária que estava sendo imposta e a favor de uma reforma verdadeiramente inclusa, mostrando assim que uma oposição se faz com proposta e a outra resolução aprovada criticou a forma que os estagiários em contabilidade são tratados no Brasil, evidenciando assim a não exploração e o aprendizado continuo. A plenária ficou mais emocionante ainda, pois tínhamos duas cidades candidatas para sediar o 11º ERECIC/NE, Aracaju e Parnaíba, onde a cidade de Aracaju foi vitoriosa para sediar o ERECIC 2008, enquanto a EXERECIC/NE (Executiva dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste) 2007/2008 ficou com o Ceará com os seguintes membros: Hildenice Albuquerque – Presidenta, Allan Holanda – Vice-Presidente, Juliana Isabel – Secretária Geral, Rudiney de Souza – Coordenador de Finanças e Thalita Hívia – Suplente com a gestão: União e Ação. Vale salientar que a presença da EXERECIC/NE gestão: Mãos Dadas 2006/2007 como co-organizadora do X ERECIC/NE que por sua vez conduziu os trabalhos de forma plena junto com a vitoriosa coordenação do X ERECIC/NE.